UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS
CAMPUS I- ARAPIRACA
REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE FORMATURA
TURMA: SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS
TÍTULO I
DA NATUREZA, OBJETIVOS E FINALIDADES
CAPÍTULO I
Art. 1º A COMISSÃO DE FORMATURA da Turma doravante “SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS” é formada com 10 (dez) componentes, sendo 05 (cinco) componentes do Curso de Letras/Português e suas respectivas literaturas e 05 (cinco) componentes do Curso de Letras/Inglês e suas respectivas literaturas que, por hora funciona na Ala “C” da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL situada na Av. Governador Lamenha Filho – Bairro Alto do Cruzeiro em Arapiraca.
CAPÍTULO II
DOS FINS E OBJETIVOS
Art. 2º A COMISSÃO DE FORMATURA da Turma SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS tem por objetivo:
I – Ser a entidade de representação e de defesa dos interesses individuais e coletivos dos acadêmicos da Turma “SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS”;
I – Ser a entidade de representação e de defesa dos interesses individuais e coletivos dos acadêmicos da Turma “SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS”;
II – Organizar eventos, parcerias e colaborações de caráter cultural, político, desportivo, social e econômico para angariar fundos financeiros em benefício da turma supracitada;
III – Gerenciar fundos arrecadados por meio do “LIVRO DE OURO”, eventos realizados pela COMISSÃO DE FORMATURA;
IV – Integrar e dinamizar as ações da turma a fim de que possa desenvolver ações capazes de gerar rentabilidade para a formatura da turma “SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS”.
TÍTULO II
DA OGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO DE FORMATURA
CAPÍTULO III
Art. 3º A estrutura Organizacional da Comissão de Formatura é composta de:
ü PRESIDENTE: Aldemir Francelino da Silva
ü 1ª SECRETÁRIA: Edneide Maria de Lima
ü 2ª SECRETÁRIA: Patrícia Carla da Silva
ü 1ª TESOUREIRA: Glauciane Gregório Santos
ü 2º TESOUREIRO: Edson S. Oliveira
COMISSÃO DE EVENTOS:
ü Gerlan Cardoso da Silva
ü Jheniffer Karla Oliveira da Silva
ü Jonatha Rodrigues da Silva
ü Valfrancis da Silva Batista
ü 1ª CONSELHEIRA: Rafaela da Silva Canuto
ü 2º CONSELHEIRO: José Edvaldo Tenório da Silva
ü PROFESSORA CONSELHEIRA: Ana Lúcia dos Santos Silva Batista
TÍTULO III
DO FUNCIONAMENTO
SEÇÃO I
Compete ao Presidente:
• Representar A COMISSÃO dentro e fora da Universidade;
• Convocar e presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias da comissão;
· Assinar, juntamente com a Tesoureira-Geral, os documentos relativos ao movimento financeiro;
· Assinar, juntamente com a Secretária-Geral, os documentos oficiais da comissão;
· Representar a turma dentro e fora da Universidade em assuntos pertinentes à formatura;
· Cumprir e fazer cumprir as normas do presente Regimento;
· Desempenhar as demais funções inerentes a seu cargo.
· Propor a exclusão de qualquer membro da Comissão de Formatura que não esteja desenvolvendo suas atribuições, ouvidos os demais membros da Comissão, propondo imediatamente um substituto.
Compete a Vice-Presidente:
- Auxiliar o Presidente nos exercícios de suas funções;
- Substituir o Presidente nos casos de ausência eventual ou impedimento temporário e nos casos de vacância do cargo.
Compete a 1ª Secretária,
· Publicar avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e expedir convites;
· Lavrar atas das reuniões de Diretoria;
· Redigir e assinar com o Presidente a correspondência oficial da comissão;
· Manter em dia os arquivos da comissão.
Compete a 2ª Secretária
· Auxiliar a 1ª Secretária em todas as suas funções e assumir o cargo em caso de vacância do mesmo.
Compete a 1ª Tesoureira;
· Ter sob seu controle todos os bens da comissão e da turma;
· Manter em dia a escrituração de todo o movimento financeiro da comissão e da turma;
· Assinar com o Presidente os documentos e balancetes, bem como os relativos à movimentação financeira;
· Apresentar, juntamente com o Presidente, a prestação de contas à turma.
- Elaborar, mensalmente, demonstrativo dos resultados e, periodicamente, balancete dos valores contábeis da Comissão de Formatura.
Compete ao 2º Tesoureiro
- Auxiliar a Tesoureira em todas as suas funções, e assumir o cargo em caso de vacância.
Compete a comissão de eventos:
- Coordenar os serviços de patrocínios, relações públicas da comissão;
- Organizar e colaborar com os demais diretores da Comissão de Formatura;
- Organizar festas promovidas pela turma;
Compete aos conselheiros:
· Examinar os livros contábeis e documentos recebidos, emitidos e outros que mencione a turma “SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS”, a sua situação de caixa e os valores em depósito;
· Colher do Presidente e da 1ª Tesoureira recibos discriminando os bens conseguidos pela comissão de Formatura em prol da turma “SOU PROFESSOR COM TODAS AS LETRAS”;
· Aconselhar os demais membros da Comissão de Formatura em assuntos pertinentes e fazer intermédio entre a turma e os demais membros da Comissão de Formatura;
· Apaziguar situações embaraçosas que possam surgir no decorrer do andamento das tramitações inerentes.
SEÇÃO II
· A não participação de quaisquer dos membros da Comissão de Formatura às reuniões, eventos, visitas e/ou outros compromissos, com alta frequência, sem justificativas, implicará no seu desligamento da Comissão de Formatura, devendo o presidente propor a exclusão, nos termos da Seção I deste.
· Os critérios para preenchimento de qualquer vaga na Comissão de Formatura, resultante da exclusão de qualquer de seus membros ou em questão de remanejamento de cargos entre os membros, serão discutidos e votados em reunião, com a presença da maioria dos membros da Comissão de Formatura. Entende-se por maioria, 50% por cento do número dos membros relacionados no Artigo 3º mais um.
SEÇÃO III
Dos demais Membros da Turma “Sou Professor com Todas as Letras”
É considerado membro da turma “Sou Professor com Todas as Letras” todo o aluno matriculado e frequente ou que por ventura pague disciplina, queira participar da FORMATURA e arque com as despesas inerentes na mesma proporção que os membros da turma que referendaram a COMISSÃO DE FORMATURA gestora neste regimento.
São direitos dos demais membros da turma:
· Participar efetivamente com trabalho e contribuições em todas as atividades que a Comissão de Formatura for concretizar;
· Caso queira, participar das reuniões da comissão, sem caráter obrigatório;
· Encaminhar observações, moções e sugestões à Comissão de Formatura;
· Propor mudanças e alterações parciais ou totais neste Regimento;
· Participar de todas as solenidades da Formatura;
· Ter todos os direitos aos eventos inerentes à FORMATURA está garantido por este Regimento.
São deveres dos demais membros da turma:
· Conhecer e cumprir as normas deste Regimento;
· Informar à Comissão de Formatura sobre qualquer violação dos direitos dos demais membros da turma cometida pela Comissão de Formatura;
· Colaborar com trabalho e/ou contribuição no que for inerente à Formatura;
· Encaminhar observações, moções e sugestões à Comissão de Formatura;
· Sugerir e lutar a fim de angariar fundos em prol da FORMATURA da turma “Sou Professor com Todas as Letras”.
CAPÍTULO IV
Do Regime Disciplinar
Art. 4º Constitui infração disciplinar:
- Usar o nome da turma para fins diferentes dos seus objetivos, visando o privilégio pessoal ou de grupos;
- Deixar de cumprir as disposições deste Regimento;
- Prestar informações referentes à Comissão de Formatura que coloquem em risco a integridade ética e moral de seus membros;
- Praticar atos que venham ridicularizar Comissão de Formatura, seus membros ou seus companheiros;
- Atentar contra a guarda e o emprego dos bens da turma;
Art. 5º da rechaçação:
- A eventual infração disciplinar será rechaçada por um conselho de ética formado pela Comissão de Formatura em consonância da Professora Conselheira;
- Apuradas as infrações, após passar pelo Conselho de ética da turma, serão discutidas na Assembléia Geral, formada pela Comissão de Formatura, Professora conselheira e demais membros da turma e aplicadas as penas cabíveis e resolvidas pelo Conselho de ética e pelos demais membros da turma.
Parágrafo Único. O infrator, caso seja membro da Comissão de Formatura, será exonerado do cargo sendo substituído por outro membro da turma a convite do presidente em acordo com os demais membros da Comissão de Formatura.
CAPÍTULO V
Disposições Gerais e Transitórias
Art. 6º O presente Estatuto poderá ser modificado mediante proposta de qualquer membro da Comissão de Formatura, da Professora Conselheira;
Parágrafo Único. As alterações serão discutidas pela Comissão de Formatura, pela Professora Conselheira e aprovada através de reunião previamente convocada pela Comissão de Formatura;
Art. 7º A dissolução da Comissão de Formatura só ocorrerá quando forem quitadas todas as pendências inerentes a Colação de Grau, Missa, Cultos ou quaisquer despesas da Formatura da turma “Sou Professor com Todas as Letras”;
Art. 8º Nenhum dos demais membros poderá se intitular membro da Comissão de Formatura sem a devida autorização, por escrito, da já instituída Comissão de Formatura;
Art. 9º Revogadas as disposições em contrário, este Regimento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo quórum de no mínimo 70% (setenta por cento) da Turma de Letras/Português e suas respectivas Literaturas e pela Turma de Letras/Inglês e suas respectivas Literaturas;
Art. 10º A escolha da empresa especializada para a organização das Festas da Formatura será feita pela Comissão de Formatura, levando-se em conta: a qualidade dos serviços oferecidos, os preços; as vantagens, e a relação custo/benefício.
Art. 11º Os assuntos relacionados com a contratação de empresa especializada, forma de pagamento, adesão dos alunos participantes, serão objetos do contrato à parte a ser assinado pela empresa e pela Comissão de Formatura.
Art. 12º Este Regimento entrará em vigor após a sua aprovação pelo quórum de no mínimo 70% (setenta por cento) da Turma de Letras/Português e suas respectivas Literaturas e pela Turma de Letras/Inglês e suas respectivas Literaturas, configurando a entidade como COMISSÃO DE FORMATURA com plenos poderes para agir legalmente em nome de toda a Turma “Sou Professor com todas as Letras”.
Arapiraca 22 de setembro de 2011.
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Presidente | | Primeira secretária |
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Segunda secretária | | Primeira tesoureira |
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Segundo tesoureiro | | comissão de eventos |
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comissão de eventos | | comissão de eventos |
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comissão de eventos | | 1º conselheira |
2º conselheiro | | professora conselhiera |
Alterado em 22 de setembro de 2011.
Motivos:
- Afastamento voluntário de Josevânia Ferreira da Silva.
- Ingresso de Valfrancis da Silva Batista para compor a Comissão de Formatura, auxiliando a Comissão de Eventos, preenchendo a vacância deixada por Josivânia.
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